Jantar e palestra marcaram a comemoração ao Dia do Trabalhador
As tendências comportamentais do consumidor e as adaptações exigidas ao mercado foram pauta do 3º evento em homenagem ao Dia do Trabalhador, promovido pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) de Garibaldi, em parceria com a Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme), no dia 8 de maio. Após a palestra, foi servido jantar. O encontro ocorreu na Confraria da Tramontina de Garibaldi.
Além dos diretores e integrantes do SHRBS Garibaldi, estavam presentes no jantar o vice-presidente da Apeme Ricardo Vieceli, representando a entidade, e o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Paulo Salvi.
Inicialmente a presidente do Sindicato, Clege Dalmaz, deu as boas-vindas a todos e falou um pouco sobre as ações do sindicato. Após, a palavra foi passada ao Secretário Paulo Salvi, que falou um pouco das ações da Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi em parceria com o Sindicato. Salvi enalteceu como a atuação e envolvimento do Sindicato faz a diferença para a qualidade dos eventos gastronômicos de Garibaldi.
Na sequência foi passada a palavra para o palestrante Edson Luís Müller, professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), consultor nas áreas de gestão estratégica, marketing, vendas e processos organizacionais. Müller provocou uma reflexão sobre as tendências do varejo que já começam a ser sentidas, através da palestra O Comportamento do Consumidor sob o Aspecto Empresarial.
O palestrante iniciou falando sobre o comportamento do consumidor, sobre a herança cultural que influencia nosso comportamento e a forma como nos moldamos frente às diferentes situações. Explicou que o comportamento do consumidor está diretamente ligado às suas expectativas. “Essas expectativas estão se elevando, mas poucos estabelecimentos têm implementado estratégias capazes de dar as devidas considerações a essas mudanças” destaca. Por fim, explicou que a satisfação é a relação entre a expectativa e a percepção do cliente.
Após, todos foram convidados para a confraternização, preparada pelos voluntários da diretoria do sindicato, Rodrigo Bellora, Fábio Giovanaz e Catherine Tedesco. O encontro também proporcionou troca de experiências entre os participantes.